Pastoral

Ter uma pedagogia baseada em valores humanos, éticos e solidários vai além de uma formação tradicional, unidimensional e carente de conceitos. Na Rede Marista de Colégios, as ações do Núcleo Pastoral buscam integração aos projetos pedagógicos, contribuindo com a acolhida, o diálogo e a valorização da identidade de cada aluno, ajudando-o a conviver com respeito e paz, e estimulando relações solidárias, amizade, espiritualidade e engajamento em projetos de vida.

Nosso objetivo é fazer com que os alunos sejam responsáveis por suas escolhas e assumam um papel protagonista, humano e ético no mundo atual.

Aspectos da ação Pastoral Marista

Promove o conhecimento, a vida e os valores do Evangelho;
Desenvolve ações e projetos que estimulam o pensamento crítico e a solidariedade;
Estimula a participação e o protagonismo infantojuvenil;
Pastoral Juvenil Marista (PJM): uma proposta aos jovens que contribui para o amadurecimento da fé e da espiritualidade, a autonomia, a solidariedade, o protagonismo e a intervenção na sociedade.

Catequese

SEGUNDA-FEIRA

TERÇA-FEIRA

Grupo São Mateus (Segunda-feira das 9h30 ás 11h)

Grupo São João (Terça-feira das 9h30 às11h)
Grupo São Marcos (Segunda-feira das 12h30 às 14h) Grupo Boa Mãe (Terça-feira das 12h30 às14h)
Grupo São Lucas (Segunda-feira das 14h30 às16h)

Grupo Champagnat (Terça-feira das 14h30 às16h)

Estudos Cooperativos e Solidários

Grupos de estudos monitorados por alunos de alto desempenho que auxiliam outros alunos com
dificuldades acadêmicas.

Manhãs de Formação

Espaço diferenciado de aprendizagem onde os alunos vivem uma manhã de experiências e discussões sobre temas relevantes a cada série.

Escuta Pastoral

Atendimentos individuais com alunos, famílias e colaboradores para apoio social, pastoral e pessoal.

PJM

A Pastoral Juvenil Marista é uma proposta educativo-evangelizadora por meio de um grupo de alunos que buscam amadurecer a vivência cristã engajados em ações para os jovens. Os encontros se realizam semanalmente com momentos de oração, recreação e estudo, além de ações que promovem a cultura da solidariedade e o protagonismo juvenil.

Encontros semanais

• 6º e 7º ano: sextas-feiras, às 10h30 (alunos do vespertino) | 14h (alunos do matutino), no Colégio Maristinha (609 sul)
  • 8º e 9º ano: sextas-feiras, às 16h, no Colégio Maristão (615 sul)
  • Ensino Médio: segundas-feiras, às 14h30 OU quintas-feiras, às 16h30, no Colégio Maristão (615 sul)

CAMAR (Caminhada Marista)

Encontro de espiritualidade Marista que promove a evangelização de jovens.

Semana Champagnat

Semana com atividades acadêmicas, culturais e esportivas.

Celebrações religiosas durante todo o ano