Agendar visita
Conheça nossa proposta
Nossa Estrutura
Conheça nossos espaços

Sequência didática – Festa Junina

 

Nas turmas de Infantil 2, foi trabalha uma sequência didática relativa a festa junina. As professoras prepararam um ambiente com materiais não estruturados – garrafas de diferentes tamanhos e milho de pipoca e canjica – e convidaram as crianças a explorar a diversidade desses itens a partir de suas próprias interações, proporcionando assim uma aprendizagem autônoma.

Em um momento prazeroso, os pequenos manipularam os grãos trabalhando os sentidos e a coordenação motora: colocaram as sementes dentro de diferentes garrafas, passaram as sementes de um recipiente para outro com a ajuda de um medidor e tocaram as sementes com os pés e mãos.

Após a exploração livre dos materiais, as professoras promoveram com as crianças a conexão das sementes com a festa junina. Uma moça, vestida tipicamente, apareceu visitou as salas de aula e contou sobre a festa que ela estava indo. Em sua cesta tinha pacotes de milhos de pipoca e de canjica. Ela explicou o que é a festa junina e falou algumas coisas sobre aqueles grãos.

Em outro momento, também foram apresentadas aos estudantes brincadeiras e músicas típicas e receitas juninas no Ateliê do Gosto.

Para finalizar, cada turma fez seus adereços juninos para enfeitar os espaços do colégio.

Toda essa sequência didática proporcionou um contexto lúdico, enriquecedor e prazeroso para as crianças. Afinal, o processo de aprendizagem e a afetividade caminham juntos.

Share

Faça já a sua
matrícula

Venha fazer parte da nossa família! Preencha o formulário com seus dados e demonstre seu interesse em matricular seu filho em uma das nossas unidades.

Acessar!

Fale conosco

Entre em contato com os Colégios Maristas e esclareça suas dúvidas, faça sugestões e nos conte sobre seus interesses.

Fale Conosco


Canais de Diálogo

Espaço exclusivo para a comunicação de condutas consideradas antiéticas e/ou que violem as políticas do Marista Brasil.

Acessar

Colégios Maristas




Saiba mais sobre os Maristas no Mundo

Veja

© Copyright 2000-2024. Marista Brasil. Todos os direitos reservados.