Nas turmas de Infantil 2, foi trabalha uma sequência didática relativa a festa junina. As professoras prepararam um ambiente com materiais não estruturados – garrafas de diferentes tamanhos e milho de pipoca e canjica – e convidaram as crianças a explorar a diversidade desses itens a partir de suas próprias interações, proporcionando assim uma aprendizagem autônoma.
Em um momento prazeroso, os pequenos manipularam os grãos trabalhando os sentidos e a coordenação motora: colocaram as sementes dentro de diferentes garrafas, passaram as sementes de um recipiente para outro com a ajuda de um medidor e tocaram as sementes com os pés e mãos.
Após a exploração livre dos materiais, as professoras promoveram com as crianças a conexão das sementes com a festa junina. Uma moça, vestida tipicamente, apareceu visitou as salas de aula e contou sobre a festa que ela estava indo. Em sua cesta tinha pacotes de milhos de pipoca e de canjica. Ela explicou o que é a festa junina e falou algumas coisas sobre aqueles grãos.
Em outro momento, também foram apresentadas aos estudantes brincadeiras e músicas típicas e receitas juninas no Ateliê do Gosto.
Para finalizar, cada turma fez seus adereços juninos para enfeitar os espaços do colégio.
Toda essa sequência didática proporcionou um contexto lúdico, enriquecedor e prazeroso para as crianças. Afinal, o processo de aprendizagem e a afetividade caminham juntos.