No dia 6 de fevereiro comemora-se o Dia da Internet Segura, criado pela Rede Insafe na Europa, e amplamente apoiado pela Safernet, uma associação com foco na promoção e defesa dos Direitos Humanos na Internet no Brasil.
Aqui no Maristinha também nos engajamos nesta campanha e realizamos a Semana da Internet Segura, que aconteceu de 6 a 9 de fevereiro.
Desenvolvemos diversas atividades para conscientização do uso responsável da internet, seguindo o tema oficial da campanha: “Crie, Conecte e Compartilhe Respeito”.
Acreditamos que apesar de serem nativos digitais, os estudantes não possuem todas as condições de informação para navegar na internet com segurança, e a abordagem é necessária. Por isso, o desafio de ensinar crianças e jovens a utilizar as novas ferramentas tecnológicas de forma segura e positiva, só pode ser superado por meio de um trabalho conjunto entre escola, família e os próprios alunos.
Para potencializar o projeto, a Polícia Civil do DF participou das ações trazendo uma palestra ministrada pelo agente de polícia Roberto Vitor da Silva, lotado na Delegacia de repreensão a crimes cibernéticos, que conversou com nossos estudantes do 8º ano sobre o cyberbulling.
Além da palestra, foram feitas atividades práticas em sala de aula e no pátio da escola e distribuídas cartilhas de orientações de segurança na internet (Safernet).