Pintura Rupestre

Trabalho interdisciplinar de História e Arte

A ação pedagógica através da interdisciplinaridade propicia a construção de uma escola participativa e decisiva na formação social do indivíduo. O trabalho interdisciplinar é importante para desafiar as competências do aluno, ele não trabalha sozinho, a atividade é construída com um grupo e juntamente com cada professor, mas é interessante e muito importante para o aprimoramento do aluno.

A interdisciplinaridade oferece uma nova postura diante do conhecimento, uma mudança de atitude em busca do contexto do conhecimento, em busca do ser como pessoa integral. Visa garantir a construção de um conhecimento globalizante, rompendo com os limites das disciplinas.

Pensando nisso reunimos duas disciplinas para adquirirmos o melhor resultado de alunos do 6.° ano.

Utilizamos a fundamentação teórica nas aulas de História, para que eles tivessem conhecimento do homem pré-histórico, período paleolítico e neolítico.

A partir dos processos vividos na pré-história fizemos uma investigação e ressignificação trazendo os estudantes para a contemporaneidade.

Nas aulas de artes tivemos a seguinte problematização:

“Observando nossa sociedade hoje, quais são os medos sociais que estamos vivenciando na contemporaneidade? ”

Corrupção, aquecimento global, poluição, violência, sequestro, entre tantos outros temas foram descritos pelos estudantes.

Supostamente o homem pré-histórico pintava seus medos para ter domínio do mesmo ou o seu dia a dia. Então fizemos da mesma forma com uma nova perspectiva.

Nossos estudantes produziram desenhos de uma forma crítica, com temas atuais, com pigmentos minerais também utilizados pelos homens pré-históricos. Analisaram as terras coloridas, fizeram análise de cor, tonalidades, criando as próprias tintas.

Analisando a base teórica adquirida eles foram instigados a investigar, questionar e criar peças que tivessem sentido crítico.

Finalizamos o trabalho desenvolvido com uma mostra de todas as obras produzidas, que gerou descobertas de cores, texturas, cheiros, tonalidades e muito conhecimento!

WhatsApp Image 2018-05-14 at 15.26.28 WhatsApp Image 2018-05-14 at 15.26.34

Participaram da elaboração do trabalho:

Professora Luciana Lopes (Mestre em Educação pela UCB), docente do Fundamental II
Professora Claudia Junger (Licenciatura em História), docente do Fundamental II