OCA – Orçamento da Criança e do Adolescente

Projeto estimula o aprendizado sobre orçamento público e familiar

Cerca de 200 alunos participam do Orçamento da Criança e do Adolescente (OCA), que deve focar em empreendedorismo em 2019

Alunos do 8.º ano reuniram-se nesta quarta-feira (19) para discutir o Orçamento da Criança e do Adolescente (OCA). O evento aconteceu no ginásio da escola. O OCA é um projeto desenvolvido pelo Colégio Marista que tem como objetivo abordar temas que assegurem os direitos da criança e do adolescente.

O projeto está em sua sétima edição e este ano envolve mais de 200 estudantes que, além de aprenderem sobre orçamento público, adquirem habilidade para administrar o orçamento familiar e compreender como é formado o orçamento escolar.

Além de propiciar esses conhecimentos aos alunos, o OCA integra uma das frentes do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Coordenado pela Pastoral do Colégio Marista, o trabalho é desenvolvido em três frentes: compreensão do orçamento familiar, do escolar e da esfera pública, segundo explica a coordenadora da Pastoral, Maria Margarida Farias da Cunha.

“Entender melhor os direitos da criança e do adolescente, aprender sobre o consumo consciente e desenvolver a humanidade e a solidariedade são aspectos importantes trabalhados e refletidos com os alunos”, diz Margarida.

Margarida explica que o projeto prevê que os alunos sejam avaliados no decorrer do ano, desde a formação dos grupos de trabalho, em março. Ao longo das etapas, eles visitam órgãos públicos e organizações não governamentais para compreender, na prática, como os recursos são utilizados. Ao final do processo, apresentam todas as informações em assembleia e montam um relatório e registros fotográficos da experiência vivida.

Para 2019, a escola pretende trabalhar mais a questão do empreendedorismo dentro do projeto. “Queremos formar empreendedores, incentivar o empreendedorismo”, destaca Margarida.