Você sabe a diferença entre Eficiência, Eficácia e Efetividade?
Eficácia é a capacidade de realizar objetivos;
Eficiência é utilizar produtivamente os recursos;
Efetividade é realizar a coisa certa para transformar a situação existente.
É através dessas definições que podemos concluir se uma determinada organização está desempenhando seu papel com sucesso ou se há algo que deve ser transformado.
Para ajudar os estudantes a entenderem o quanto isso é importante, nosso professor adaptou o 5W2H na aula de DAPS (Desenvolvimento Acadêmico Pessoal e Social).
Mas o que é 5W2H?
É um checklist de atividades específicas que devem ser desenvolvidas com o máximo de clareza e eficiência por todos os envolvidos em um projeto. (No caso, passar de ano). Essa sopa de caracteres corresponde, na verdade, às iniciais (em inglês) das sete diretrizes que, quando bem estabelecidas, eliminam quaisquer dúvidas que possam aparecer ao longo de um processo ou de uma atividade. São elas:
5 W: What (o que será feito?) – Why (por que será feito?) – Where (onde será feito?) – When (quando?) – Who (por quem será feito?)
2H: How (como será feito?) – How much (quanto vai custar?);