Estudos da primeira infância ganham força em grupos escolares de Brasília (DF)
Núcleo para formação continuada do Colégio Marista Asa Sul atrai educadores, pais e demais interessados na melhoria da qualidade na Educação das Infâncias
O Colégio Marista Asa Sul, em Brasília (DF), promove o Núcleo de Estudos da Educação das Infâncias (NEEI). A iniciativa foi criada para consolidar uma nova rede para formação de educadores, gestores da primeira infância, pais e demais interessados em discutir a proposta de educação para as crianças, em articulação com diferentes teorias recentes. A iniciativa envolve encontros mensais com estudos a respeito do cotidiano escolar, das práticas inovadoras, da qualidade do tempo e dos espaços de aprendizagem e do brincar. Além disso, realiza-se um seminário anual aberto ao público externo que tem um tema a ser discutido. Esse ano será a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O NEEI estabelece, ainda, relações diretas com o “Currículo em Movimento”, um projeto especial da unidade de Educação Infantil do Colégio Marista de Brasília.
Os professores que participam mensalmente, levam para as vivências do dia-a-dia as reflexões e os estudos sobre temas como o desenvolvimento da imaginação, da curiosidade e da capacidade de expressão na sala de aula, estimulando novas descobertas no cotidiano escolar para a formação integral dos pequenos. A coordenadora da Educação Infantil da escola, Patrícia Deoti, explica que os investimentos na primeira infância são os mais duradouros e trazem ganhos que se estendem pela vida toda. Pesquisas recentes nessa área comprovam como os estímulos adequados nos primeiros anos podem alterar o rumo do desenvolvimento físico, mental, emocional e social dos alunos. “Desejamos promover uma discussão e uma reflexão contínua sobre as infâncias em seus diversos âmbitos, além de compartilhar boas práticas realizadas com crianças de zero a seis anos na educação formal, não formal e na família”, afirma.
“Esse núcleo de estudos não é uma iniciativa isolada. Nos encontros mensais estudamos teorias complementares à proposta Marista de educação, visando ampliar e enriquecer as práticas educativas realizadas na escola, qualificando nosso quadro docente”, complementa Patrícia. O NEEI também alia as teorias com a prática em oficinas e dinâmicas diversificadas com os participantes. “O objetivo é nos tornarmos uma nova referência sobre os estudos da primeira infância em Brasília e, quem sabe, no Brasil”, diz a coordenadora.