Núcleo de Estudos da Educação das Infâncias (NEEI)

Estudos da primeira infância ganham força em grupos escolares de Brasília (DF)

Núcleo para formação continuada do Colégio Marista Asa Sul atrai educadores, pais e demais interessados na melhoria da qualidade na Educação das Infâncias

Colégio Marista Asa Sul, em Brasília (DF), promove o Núcleo de Estudos da Educação das Infâncias (NEEI). A iniciativa foi criada para consolidar uma nova rede para formação de educadores, gestores da primeira infância, pais e demais interessados em discutir a proposta de educação para as crianças, em articulação com diferentes teorias recentes. A iniciativa envolve encontros mensais com estudos a respeito do cotidiano escolar, das práticas inovadoras, da qualidade do tempo e dos espaços de aprendizagem e do brincar. Além disso, realiza-se um seminário anual aberto ao público externo que tem um tema a ser discutido. Esse ano será a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O NEEI estabelece, ainda, relações diretas com o “Currículo em Movimento”, um projeto especial da unidade de Educação Infantil do Colégio Marista de Brasília.

Os professores que participam mensalmente, levam para as vivências do dia-a-dia as reflexões e os estudos sobre temas como o desenvolvimento da imaginação, da curiosidade e da capacidade de expressão na sala de aula, estimulando novas descobertas no cotidiano escolar para a formação integral dos pequenos. A coordenadora da Educação Infantil da escola, Patrícia Deoti, explica que os investimentos na primeira infância são os mais duradouros e trazem ganhos que se estendem pela vida toda. Pesquisas recentes nessa área comprovam como os estímulos adequados nos primeiros anos podem alterar o rumo do desenvolvimento físico, mental, emocional e social dos alunos. “Desejamos promover uma discussão e uma reflexão contínua sobre as infâncias em seus diversos âmbitos, além de compartilhar boas práticas realizadas com crianças de zero a seis anos na educação formal, não formal e na família”, afirma.

“Esse núcleo de estudos não é uma iniciativa isolada. Nos encontros mensais estudamos teorias complementares à proposta Marista de educação, visando ampliar e enriquecer as práticas educativas realizadas na escola, qualificando nosso quadro docente”, complementa Patrícia. O NEEI também alia as teorias com a prática em oficinas e dinâmicas diversificadas com os participantes. “O objetivo é nos tornarmos uma nova referência sobre os estudos da primeira infância em Brasília e, quem sabe, no Brasil”, diz a coordenadora.