Aprender Matemática na prática. Essa é a proposta do MatLab, uma nova didática de ensino que está fazendo sucesso entre os nossos estudantes do Ensino Fundamental e Médio.
Seguindo a proposta do Novo Ensino Fundamental, que visa implantar uma cultura maker no aprendizado, as aulas práticas de Matemática têm dado muito certo. “Percebemos que para que o ensino da disciplina seja mais eficaz, precisamos ministrá-lo de forma que o aluno tenha que experimentar o que está aprendendo ou o que já aprendeu. Por isso, buscamos trazer uma metodologia mais maker. Foi quando surgiu o MatLab”, explica o professor de Matemática Wesley Xoteslem.
A didática também é interdisciplinar e pode agregar diferentes conteúdos, de diferentes disciplinas, como fez o professor Augusto Cesar, que aplicou em sala de aula exercícios de Matemática em inglês. “Os alunos ficaram animados com o desafio”, conta o professor.
O MatLab visa formar o aluno como protagonista de seu aprendizado, oferecendo a ele autonomia e estimulando-o a buscar informação e construir conhecimento. Assim, essa nova forma de ensinar contribui para que o estudante seja cada vez mais um cidadão crítico, capaz de argumentar e viver na prática a teoria repassada por meio dos livros.