Maristão Faz Ciência

Alunos de Brasília criam jogo que simula acidente em usina nuclear

Projeto será apresentado em Simpósio de Ciências na próxima segunda-feira (19)

Um grupo de estudantes do Ensino Médio do Colégio Marista Asa Sul, em Brasília, desenvolveu dois jogos nas aulas de Química, voltados para o conteúdo ministrado pelo professor Adrian Tobio. Um deles tem um cunho de suporte didático e o outro é destinado para verificação do conhecimento na disciplina.

Chamado de Super Tabela, o primeiro é um jogo de cartas que auxilia os alunos no estudo das propriedades da tabela periódica. Já o segundo é cooperativo, de tabuleiro e simula um acidente em uma usina nuclear. Com o nome de RabioLab, o jogador tem o objetivo de sair do desastre enfrentando desafios que envolvem o conhecimento em Química.

“A inspiração para criar o jogo foi o acidente nuclear de Fukushima, o do tsunami. A história se baseia em sair do laboratório pela chaminé da usina, já que todas as saídas foram bloqueadas. Para sair pela chaminé, é necessário montar um jetpack. E para montar o jetpack o aluno vai ter que sintetizar o combustível e a bateria do dispositivo”, explica o professor.

O projeto intitulado “Desenvolvimento e Aplicação de jogos no Ensino da Química” será apresentado no Simpósio Marista Faz Ciência, na próxima segunda-feira (19), das 11h35 às 12h40, no auditório do colégio.

Outros dois projetos também serão apresentados no evento: “Síria: o epicentro geopolítico de um conflito multifacetado que pode redefinir o mapa geopolítico mundial em poucos anos”, do professor Juarez Garibaldi; e “Como está o tempo hoje? Uma experiência de ensino de climatologia geográfica no Ensino Médio”, do professor Leonardo Romeiro Mendes.

Simpósio Marista Faz Ciência

Data: 19/11 (segunda-feira)

Horário: das 11h35 às 12h40

Local: Colégio Marista Asa Sul (615 Sul)

Acompanhe-nos também pelas redes sociais e confira as fotos do evento.