As possibilidades de brincadeiras com materiais não estruturados são diversas e proporcionam às crianças aprendizagens diretas, já que assim elas aprendem por meio das próprias ações.
Nas turmas de Infantil 2, vivenciamos novas descobertas com simples caixas de papelão.
Foi possível trabalhar o movimento do corpo, as propriedades do objeto e a imaginação, além de construir brincadeiras e aprender noções matemáticas.
Organizamos o material em diversos espaços (sala de aula, pátio, pomar, sala de balé e Ateliê de Luz), aproveitando os mobiliários dos ambientes, de modo a garantir o conhecimento e desenvolvimento dos pequenos estudantes.
Eles manipularam e brincaram com as caixas de papelão (abertas, fechadas, com recorte, sem recorte e planificadas), explorando de diversas formas esse material, a fim de criar, interagir e apropriar-se dele. A partir daí tudo ganhou um novo significado.
Também convidamos as crianças para desenharem nas caixas planificadas, criando outra experiência: a apresentação de um novo suporte para seus registros.
Já a brincadeira de usar o material para escorregar na grama fez muito sucesso e rendeu boas gargalhadas. As crianças soltaram a imaginação e descobriram novas possibilidade com o corpo.
Confira todas as fotos dessa atividade em nossa fan page no Facebook: fb.com/maristinhapioxii.