Agendar visita
Conheça nossa proposta
Nossa Estrutura
Conheça nossos espaços

Importância das habilidades socioemocionais

Para reforçar o trabalho realizado em sala de aula, o Marista ofereceu palestra sobre Setembro Amarelo a alunos do Ensino Médio.

 

O Colégio Marista Asa Sul, de Brasília (DF), desenvolve diversos projetos para potencializar as habilidades socioemocionais das crianças, adolescentes e jovens. Valorizando princípios como o cuidado, a acolhida e o respeito, a escola trabalha pela sustentabilidade, espiritualidade e senso de equipe, sentimentos sempre presentes no processo de ensino-aprendizagem. E para reforçar esses projetos, a instituição ofereceu palestra sobre a campanha Setembro Amarelo a alunos do Ensino Médio. 

 

No último dia 3 de setembro, o Governo do Distrito Federal lançou a campanha ‘Setembro Amarelo – Vamos dar as mãos’ e busca o apoio das escolas para prevenir o suicídio de crianças e adolescentes. O objetivo é conscientizar, informar, sensibilizar e promover a cultura da escuta/acolhimento diante de possível sofrimento enfrentado pelos menores.

 

Sempre primando pela excelência acadêmica e pela formação humana dos estudantes, a palestra no Colégio Marista está inserida em uma gama de projetos desenvolvidos na instituição e que envolvem a aprendizagem ativa dos alunos. Entre essas atividades estão pesquisas, rodas de conversa, debates, seminários, produções textuais e artísticas, entrevistas, observações e visitas em projetos de intervenção social, que desenvolvem o pensamento crítico e atitudes de reflexão, análise e construção de saberes.

 

Segundo a chefe da unidade de Gestão do Programa DF Criança, Lívia Magalhães, a OMS estima que 90% dos suicídios poderiam ser prevenidos. “Portanto, entender o suicídio como uma questão de saúde e elaborar estratégias para a sua prevenção são ações fundamentais para preservar e melhorar a qualidade de vida de muitas pessoas, sendo necessária a intervenção precoce e adequada à situação envolvendo a criança, o adolescente e seu conjunto de relações”.

 

Atento a esses dados, o Colégio Marista já desenvolve esse trabalho de formação humana, promove a cultura da escuta/acolhimento, para que os estudantes sejam protagonistas de sua própria história. A intenção é que eles sejam capazes de compreender e construir atitudes e comportamentos que favoreçam a busca pelo conhecimento, a resolução de situações-problema e o desenvolvimento de habilidades sociais, necessárias para o convívio em sociedade.

 

Share

Faça já a sua
matrícula

Venha fazer parte da nossa família! Preencha o formulário com seus dados e demonstre seu interesse em matricular seu filho em uma das nossas unidades.

Acessar!

Fale conosco

Entre em contato com os Colégios Maristas e esclareça suas dúvidas, faça sugestões e nos conte sobre seus interesses.

Fale Conosco


Canais de Diálogo

Espaço exclusivo para a comunicação de condutas consideradas antiéticas e/ou que violem as políticas do Marista Brasil.

Acessar

Colégios Maristas




Saiba mais sobre os Maristas no Mundo

Veja

© Copyright 2000-2024. Marista Brasil. Todos os direitos reservados.