Agendar visita
Conheça nossa proposta
Rematrícula
Para alunos Maristas

II Fórum com Crianças da Rede Marista de Colégios

Crianças mostram que soluções práticas e criativas podem transformar o mundo

Estudantes de Brasília participam do 2.º Fórum com Crianças da Rede Marista de Colégios, que reúne soluções inovadoras de intervenção de mais de 10 mil alunos

Situações do cotidiano podem trazer grandes oportunidades de aprendizado, contribuindo para a construção de um mundo melhor. Com esse lema, os alunos do Colégio Marista Asa Sul, desenvolveram o Projeto de Intervenção Social (PIS) “Salvando o Planeta”, para reduzir o uso de descartáveis no dia a dia.

A turma do 1.º ano do Ensino Fundamental se organizou para conscientizar toda a comunidade escolar sobre como é prejudicial ao meio ambiente o uso de descartáveis. “O projeto tomou uma proporção muito bacana, mudou até a organização da festa de aniversário da irmã de uma das alunas, que não quis usar nenhum descartável”, conta a coordenadora do Ensino Fundamental Anos Iniciais do Colégio Marista Asa Sul, Raquel Magalhães.

O PIS é realizado entre os alunos maristas do 1.º ao 5.º ano do Ensino Fundamental durante o ano letivo e o tema é sempre sugerido pelos próprios estudantes. Dessa forma, o assunto é explorado de maneira interdisciplinar. De acordo com a coordenadora, o objetivo é mostrar como o conhecimento pode ser divertido e ao mesmo tempo despertar a curiosidade. “Quando os alunos trazem questões para a sala de aula, aprender se torna uma aventura e as descobertas são conquistas que abrem ainda mais caminhos”, explica. O protagonismo infantil é essencial nesse processo, afirma a coordenadora.

Os estudantes analisam situações e são instigados a propor soluções para os problemas encontrados. Os projetos se transformam em ações, que são compartilhadas entre os alunos, em sala de aula, em casa ou até mesmo na comunidade em que vivem com o objetivo de transformar realidades. Para o coordenador do Ensino Fundamental Anos Iniciais da Rede Marista de Colégios, Tiago Franceschini da Rosa, o PIS dá voz e autonomia para os cidadãos em estágio de desenvolvimento. “É comum que crianças não encontrem espaço para participar e opinar em assuntos importantes, entendidos equivocadamente como pertencentes ao universo dos adultos. Nosso projeto vem justamente para mostrar que por meio da pesquisa e da investigação é possível conhecer o mundo e formar uma opinião crítica desde cedo”, orienta.

Os resultados desse e outros 53 PIS serão apresentados para cerca de 10 mil alunos da Rede de Colégio Marista durante o 2.º Fórum com Crianças. O evento é online e acontece de 7 a 11 de outubro com a participação de estudantes de 18 escolas. As turmas apresentarão seus projetos e resultados para colegas de outras cidades, trocando informações e compartilhando conhecimentos.

Entre os 42 temas abordados pelos estudantes de Brasília ao longo do ano, estão Meio Ambiente e Sustentabilidade, Proteção aos Animais, Saúde, Valores e Tecnologia, transformados em ações que impactam diretamente a comunidade dentro e fora do colégio.

Faça já a sua
matrícula

Venha fazer parte da nossa família! Preencha o formulário com seus dados e demonstre seu interesse em matricular seu filho em uma das nossas unidades.

Acessar!

Fale conosco

Entre em contato com a Rede Maristas de Colégios e esclareça suas dúvidas, faça sugestões e nos conte sobre seus interesses.

Fale Conosco