Festival Marista de Robótica

Duas equipes de alunos do Colégio Marista Asa sul, participam esta semana do maior festival de robótica do país. O evento aconteceu nesta terça-feira (18) e quarta-feira (19), em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.

Caio, Guilherme, Gustavo, Marcelo, Júlia, Vitor e João partiram no final de semana rumo à capital gaúcha para apresentar dois projetos – um na categoria Robótica Lego e outro na categoria Robótica Livre. Um total de 136 equipes se inscreveram ao longo do ano para participar de algum dos quatro desafios que compõem a programação do encontro: Desafio de Robôs, Desafio de Drones, Cidade Laboratório e Incubando Ideias.

Em sua 10.ª edição, este ano o festival trouxe como tema a tabela periódica. Para participar, os alunos precisaram escolher um elemento da tabela para o  desenvolvimento dos seus projetos. Na categoria Lego, os brasilienses optaram pelo hidrogênio como subtema. Já na categoria Robótica Livre, a escolha foi pelo urânio. Ambos os componentes foram selecionados por serem fontes de energia e promoverem o desenvolvimento sustentável.

Os alunos enfrentaram sete missões na arena do festival, todas relacionadas ao tema escolhido. E o objetivo é montar robôs aptos a cumprirem os desafios propostos. Ainda durante o evento, eles tiveram que apresentar a pesquisa sobre o subtema escolhido, sobre a engenharia dos robôs e, por fim, como eles funcionam na prática.

“O desafio consiste em programar robôs para realizar tarefas nas chamadas arenas, que envolvem estratégia e criatividade. O robô também é avaliado por uma banca”, explica o professor de Educação Física do Colégio Marista Asa Sul, Alessandro Viegas Rodovalho.

O professor destaca a importância do evento, que promove a robótica, responsável por desenvolver a criatividade, o raciocínio lógico, o trabalho em equipe e a capacidade de compartilhar conhecimento. No Colégio Marista, a robótica é uma atividade complementar acompanhada pelos professores de Educação Física.

Aproximadamente cinco mil pessoas circularam no espaço aberto à participação do público geral, segundo estimativas da organização do Festival.