Agendar visita
Conheça nossa proposta
Nossa Estrutura
Conheça nossos espaços

Estudantes distribuem livros de graça em paradas de ônibus de Brasília

Projeto de intervenção social foi desenvolvido pelos alunos do Ensino Fundamental- Anos Iniciais do Colégio Marista Asa Sul

Preocupada em incentivar o hábito da leitura na comunidade, uma turma do 1.º ano do Ensino Fundamental- Anos Iniciais do Colégio Marista Asa Sul, em Brasília, resolveu distribuir livros para a população em paradas de ônibus.

Dados de 2016 da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, desenvolvida pela instituição, constatam que o brasileiro lê, em média 2,43 livros por ano. Entre 76 países, o Brasil ocupa o 59.º lugar no ranking da leitura no mundo.

Cidadãos que leem pouco acabam reduzindo os níveis de informação absorvidos e, consequentemente, ficam menos preparados para debates. A leitura também é importante para provocar uma reflexão e contribui significativamente para o desenvolvimento da sociedade.

Para mudar essa realidade, com a supervisão da professora Sofia Scatrut Noblat Fortes, o Projeto de Intervenção Social (PIS) “Doe Livros, Doe Amor” ganhou as ruas de Brasília. As crianças fizeram caixas de papelão e arrecadaram obras literárias para viabilizar a ação.

Cada caixa foi colocada em um local estratégico que conta com grande fluxo de pedestres, na própria escola e em paradas de ônibus da Quadra 609 Sul. E os resultados foram positivos. Após alguns dias, os estudantes perceberam que a comunidade recebeu bem os presentes inesperados, pois os livros deixados dentro das caixas foram levados e, no lugar deles, foram deixados outros.

A ideia agora é aumentar a arrecadação e montar novas caixas para continuar distribuindo amor em forma de livros. “É muito gratificante ver nosso projeto cumprindo seu objetivo e mudando nossa comunidade. Os locais de distribuição acabaram se transformando em pontos de troca de livros”, comemora Sofia.

Share

Faça já a sua
matrícula

Venha fazer parte da nossa família! Preencha o formulário com seus dados e demonstre seu interesse em matricular seu filho em uma das nossas unidades.

Acessar!

Fale conosco

Entre em contato com os Colégios Maristas e esclareça suas dúvidas, faça sugestões e nos conte sobre seus interesses.

Fale Conosco


Canais de Diálogo

Espaço exclusivo para a comunicação de condutas consideradas antiéticas e/ou que violem as políticas do Marista Brasil.

Acessar

Colégios Maristas




Saiba mais sobre os Maristas no Mundo

Veja

© Copyright 2000-2024. Marista Brasil. Todos os direitos reservados.