Os estudantes do 3.º ano do Ensino Fundamental foram apresentados ao programa Visita ao Sítio Geranium — que traz experiências voltadas para o reconhecimento das características do bioma cerrado e a forma como ele é explorado pelos seres humanos.
Durante a visita, eles tiveram contato direto com cerrado nativo, interagindo, dessa forma, com a natureza.
O objetivo da saída a campo foi proporcionar às crianças a oportunidade de vivenciar parte daquilo que foi trabalhado previamente em sala de aula em relação ao cerrado e às transformações na paisagem da região, a partir do aumento da ocupação humana.
O trabalho teve uma abordagem interdisciplinar, uma vez que esses conceitos foram desenvolvidos nas aulas de Ciências, História e Geografia.
No sítio Geranium, os alunos desenvolveram atividades de: conhecimento sobre as minhocas, trabalhando a importância da vida e da matéria orgânica para o desenvolvimento dos solos e o reaproveitamento do lixo orgânico; aprendizagem sobre o processo de criação de abelhas nativas (sem ferrão) e sua importância para o desenvolvimento dos ambientes naturais; conhecimento de novas tecnologias sustentáveis como o secador solar e o banheiro ecológico (seco); contato com diferentes formas de gestão dos recursos hídricos como construções ecológicas, captação e tratamento da água da chuva e bioconstruções; trilha em uma agroflorestal, sistema de produção de alimentos que visa a integração de diferentes espécies vegetais, formando um sistema natural.