Enem 2018

Ainda faltam seis meses para as provas, mas, entre os alunos a expectativa já é grande.

“Muito puxado, os professores estão começando a puxar mais e acho que todo mundo já está começando a focar”, disse o aluno Vinicius Nery.

A contagem regressiva começou. A inscrição foi aberta dia 7 e vai até 18 de maio, apenas pela internet. Os candidatos terão um prazo maior para pagar a taxa de R$ 82: até 23 de maio. Entre os que tem direito à isenção estão quem estudou em escola pública, teve bolsa no ensino médio ou renda de até R$ 1.431.

Quem pediu isenção em 2017, não fez as provas e não justificou, agora vai ter de pagar.

As provas serão realizadas em dois domingos seguidos: 4 e 11 de novembro.

A principal novidade do Enem de 2018 é que, no segundo dia de provas, os alunos vão ter meia hora a mais para responder às questões de ciências da natureza e matemática. Serão cinco horas no total. Para quem vai prestar o exame, esse tempo a mais faz uma boa diferença.

“É muita conta, muita besteirinha que pode confundir. Então, eu acho que vai ajudar muito”, afirma a aluna Beatriz Saraiva.

O professor de matemática Wesley Xoteslem dá uma dica de como o aluno poderá usar esse tempo a mais.

“Começa resolvendo as fáceis, acabou de resolver as fáceis, passa para as questões médias e difíceis e a meia hora vem contribuir para que ele pense nas questões impossíveis”.Ainda faltam seis meses para as provas, mas as inscrições para o ENEM abriram hoje e são apenas pela internet. Os candidatos terão um prazo maior para pagar a taxa de inscrição. As provas serão realizadas em dois domingos seguidos.

Clique aqui e assista a reportagem na íntegra.