[NA MÍDIA] Educação Cristã de alto nível

Fundado no Distrito Federal em 1962, o Colégio Marista busca ofertar uma experiência educativa completa. Com o objetivo de “tornar Jesus Cristo conhecido e amado e evangelizar por meio da educação”, a escola procura ensinar aos estudantes conhecimentos para que consigam se tornar cidadãos plenos e contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. O trabalho é comandado por Rony Ahlfeldt, 44 anos.
Além do incentivo educacional, a instituição prioriza a preocupação social. Por isso, reverte os resultados econômicos para o desenvolvimento da sociedade por meio de bolsas sociais. Também trabalham para que alunos e colaboradores desenvolvam o senso de comunidade e de solidariedade por meio de campanhas de arrecadação, trabalho voluntário em instituições da região e o desenvolvimento de projetos escolares.
Como estratégia para bons resultados e desenvolvimento dos negócios, o diretor procura manter o grupo empolgado.“Um grupo fica motivado à medida que sabe para onde deve caminhar”, diz Rony.

Confira a entrevista:
O que desejava conquistar quando escolheu empreender?
Eu me considero um intraempreendedor. Ou seja, aquele que atua como empreendedor mesmo não sendo o dono da empresa. Meu maior objetivo é transformar as organizações e consequentemente a sociedade por meio da oferta de produtos e serviços melhores. Como trabalho com educação, meu objetivo está em melhorar o nível educacional
brasileiro.

Que desafios enfrenta nos negócios?
Internamente considero como grande desafio a gestão das pessoas, especialmente numa organização de prestação de serviços. Tudo praticamente depende das pessoas. Externamente, o desafio é acompanhar as mudanças sociais, legais e tecnológicas do segmento. A sociedade brasileira está cada vez mais exigente e tendo acesso a novas tecnologias e serviços. Isso nos pressiona todos os dias a oferecer serviços e processo cada vez melhores.

A qual tarefa dedica a maior parte do tempo na gestão?
Na melhoria de processos. Por sermos um prestador de serviços com alto volume de contato com pessoas, a melhoria dos processos é uma prioridade. Pensar e agir para reduzir a burocracia ao cliente, tornar a comunicação mais efetiva, organizar os fluxos de pessoas, garantir a manutenção e a limpeza diária das instalações e manter todos em segurança consome a maior parte do meu tempo.

Qual diferencial o negócio apresenta em relação à concorrência?
Acredito que conseguimos ser uma escola que, ao mesmo tempo preserva os valores cristãos de um jeito acolhedor e obtém excelentes resultados acadêmicos. A maioria dos nossos principais concorrentes, ou faz uma, coisa ou faz outra.

Que qualidade valoriza nos funcionários no momento de formar a equipe de trabalho?
A primeira delas é o caráter. Para além disso, é importante que tenha visão holística, ou seja, consiga olhar para os problemas e soluções de maneira integral, que tenha boa comunicação e seja comprometido com os outros e com os resultados.

E como mantém o grupo motivado?
Procuro saber como cada um está, se está passando por algum momento delicado na vida, se está bem de saúde, se a família está bem. Também respeito muito as decisões colegiadas, empodero as pessoas para que elas tomem decisões e obtenham os resultados.

Como se prepara para evitar erros na operação?
Trabalhamos fortemente com planejamento, com pesquisa, escuta e com observação. Planejar para procurar identificar de forma antecipada o que queremos e o que pode dar errado. Pesquisar e ouvir as pessoas para entender
a partir do ponto de vista delas. Observar, ou seja, andar bastante pela unidade para antecipar soluções, para conhecer o dia a dia e saber o que está dando certo e o que não está.

Que decisões você precisa tomar hoje para construir uma empresa de 100 anos?
Criar uma cultura aberta a mudanças. Como não é possível prever como será o mercado e a empresa em 100 anos, o
que podemos fazer é o mesmo que fazemos com nossos filhos quando estão em idade escolar: proporcionar a melhor educação ou aprendizagem possível para a organização aprender a se adaptar, aprender a enxergar oportunidades, aprender a ser resiliente diante dos problemas. Enfim, aprender a aprender.

Fonte: Correio Braziliense, edição impressa do dia 01/03/2020.