Nas aulas de Ciências, nossos estudantes do 8º ano aprenderam como ocorre a transmissão das características hereditárias e como essas informações se expressam nos descendentes por meio dos cruzamentos genéticos.
Após analisar os trabalhos de Mendel (pai da genética), foi possível aprofundar vários conceitos como: dominância, recessividade, homozigose, heterozigose, genes alelos, genótipo, fenótipo, entre outros. Para facilitar a compreensão desses conceitos, foi feito um trabalho de construção de um heredograma familiar, onde os estudantes retrataram sua descendência (iniciando com os avós paternos e maternos, até a geração atual). Nessa etapa, com o auxílio de fotos dos pais, eles puderam descobrir o quanto herdamos de características dos nossos genitores (características genéticas fenotípicas). Com isso, viram na prática que o resultado da interação dos cromossomos das células sexuais dos pais e da influência (interação) com o meio ambiente.
Em um segundo momento, no Laboratório de Ciências, as turmas fizeram a extração do DNA da banana, permitindo assim a visualização dos filamentos e constatando, na prática, a sua presença.
Clique aqui e confira mais fotos em nossa fan page no Facebook.