Agendar visita
Conheça nossa proposta
Nossa Estrutura
Conheça nossos espaços

Cuidando das flores com a arte da Ikebana

Nossos estudantes de uma das turmas de Infantil 4 investigaram porque as flores morrem. Após testarem três hipóteses, dentre elas o excesso de barulho, a turma concluiu que as flores morrem pela falta de cuidado.

Durante todo o processo as crianças interpretaram as flores como um sujeito dotado de sentimento e que também transmite sentimentos. Como disse o pequeno Nakai: “a gente dá flores quando quer falar que ama”.

Assim, a turma seguiu o ano trabalhando os sentimentos que as flores podem despertar, enquanto paralelamente tentou descobrir porque elas morriam.

Para que os alunos pudessem então vivenciar melhor esse trabalho a professora buscou usar uma arte que expressasse todas essas linguagens e sentimentos na relação com a flor: a Ikebana.

A arte da Ikebana* acredita que as flores são mensageiras dos sentimentos, que elas possuem luz e levam consigo o que desejamos. Por isso, busca por meio de arranjos deixar as flores ainda mais belas e expressivas.  Por ser uma arte japonesa, cultiva o respeito às flores e à natureza, assim como a organização e a harmonia do local em que ficam as “ikebanas” (arranjos). Dessa forma, com a oficina interliguei os dois temas de maior interesse da turma, os sentimentos que as flores despertam e a importância de um local harmonioso. No Japão as aulas dessa arte prezam pelo silêncio, um contraponto que foi bacana com o barulho que estamos investigando.

*Existem vários tipos de Ikebana, no projeto dessa turma, foi trabalhada a “Ikebana Sanguetsu”.

Faça já a sua
matrícula

Venha fazer parte da nossa família! Preencha o formulário com seus dados e demonstre seu interesse em matricular seu filho em uma das nossas unidades.

Acessar!

Fale conosco

Entre em contato com os Colégios Maristas e esclareça suas dúvidas, faça sugestões e nos conte sobre seus interesses.

Fale Conosco