Agendar visita
Conheça nossa proposta
Nossa Estrutura
Conheça nossos espaços

Construindo conhecimento

O ensino da Sociologia deve desenvolver no estudante a capacidade de pensar a realidade social da qual faz parte, desenvolvendo uma consciência de que toda sociedade é uma construção histórica e não uma fatalidade regida por “leis naturais”, podendo ser construída e reconstruída segundo as necessidades dos grupos e sujeitos ou atores sociais. Nessa perspectiva, mediante debates a respeito do artigo 5º da Constituição Federal Brasileira, os estudantes tiveram subsídios básicos para interpretarem a importância da participação da coletividade na transformação da realidade social.

Analisar o mundo requer leitura e compreensão. Nesse contexto, a disciplina de Língua Portuguesa buscou trabalhar com o aluno o acesso a gêneros discursivos responsáveis pela construção de seu conhecimento. Por meio do estudo e da análise de infográficos, além de outros textos informativos, os estudantes assumem posicionamentos conscientes diante dos problemas que o cercam.

A culminância do trabalho realizado gerou grandes reflexões e avaliações para o aluno após pesquisas realizadas.

WhatsApp Image 2018-08-27 at 11.23.56

O infográfico acima foi realizado por um grupo de estudantes da 1.ª série do Ensino Médio. Retrata o inciso terceiro do 5.° artigo da Constituição Federal (CF). O grupo quis expor que apesar da CF garantir a proteção do Estado contra tratamentos degradantes, ainda há a persistência da violência, principalmente, contra a mulher.

Participou da elaboração do trabalho:

Professora Auriane (Mestre em Linguística, especialista em Análise e produção de textos e em Língua Portuguesa com ênfase em Multiletramento. Possui certificação Google level 1 e 2), docente do Ensino Médio.

Share

Faça já a sua
matrícula

Venha fazer parte da nossa família! Preencha o formulário com seus dados e demonstre seu interesse em matricular seu filho em uma das nossas unidades.

Acessar!

Fale conosco

Entre em contato com os Colégios Maristas e esclareça suas dúvidas, faça sugestões e nos conte sobre seus interesses.

Fale Conosco


Canais de Diálogo

Espaço exclusivo para a comunicação de condutas consideradas antiéticas e/ou que violem as políticas do Marista Brasil.

Acessar

Colégios Maristas




Saiba mais sobre os Maristas no Mundo

Veja

© Copyright 2000-2024. Marista Brasil. Todos os direitos reservados.