Agendar visita
Conheça nossa proposta
Nossa Estrutura
Conheça nossos espaços

Conheça o Projeto de Investigação Científico-Social (PICS)

 

Como parte do nosso Novo Ensino Fundamental – Anos Finais, nas turmas do 6º ao 9º ano, os estudantes desenvolvem ao longo do ano um Projeto de Investigação Científico-Social (PICS), que propõe atividades colaborativas para estimular a resolução de problemas fora da sala de aula.

Segundo o professor Gilberto Pinto de Assis, o PICS foi concebido para atender ao projeto do novo Ensino Fundamental e atualizar suas premissas e escolhas pedagógicas em um mundo em que se reinventa constantemente. “Sentimos que a escola precisava oferecer condições de atualizar as respostas às novas perguntas que são apresentadas. Assim, o novo ensino fundamental anseia preparar nossos estudantes para enfrentar desafios que transcendem a sala de aula proporcionando-lhes condições para ser um agente transformador da realidade social”, afirma.

Entre as atividades desenvolvidas no projeto, estão práticas construídas e negociadas socialmente, relacionadas a solucionar problemas. E as etapas incluem investigação científico-social, momentos de reflexão, vivência, formulação de hipóteses, produção de representações em diversas linguagens e experimentações, em torno de uma mesma questão. “As atividades desenvolvidas são prioritariamente participativas, nas quais os alunos estejam engajados de forma colaborativa, ou seja, para conhecer, escolher, aprofundar e agir”, exemplifica.

Os assuntos abordados no projeto estão ancorados nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) tendo como referência três eixos: base sólida para a vida (Matemática, Ciências e Língua Portuguesa), conhecer a si mesmo (Filosofia, Educação Física, Ensino Religioso e Conexão 21) e conhecer o mundo (História, Geografia, Língua Inglesa e Arte).

“Procuramos motivar nossos alunos a aprender e reaprender de forma a construir e reconstruir relações entre saberes na busca pelo conhecimento. Isso significa que nossas práticas educativas visam à formação de um sujeito pesquisador, que questiona, argumenta, produz hipóteses”, ressalta Gilberto.

Share

Faça já a sua
matrícula

Venha fazer parte da nossa família! Preencha o formulário com seus dados e demonstre seu interesse em matricular seu filho em uma das nossas unidades.

Acessar!

Fale conosco

Entre em contato com os Colégios Maristas e esclareça suas dúvidas, faça sugestões e nos conte sobre seus interesses.

Fale Conosco


Canais de Diálogo

Espaço exclusivo para a comunicação de condutas consideradas antiéticas e/ou que violem as políticas do Marista Brasil.

Acessar

Colégios Maristas




Saiba mais sobre os Maristas no Mundo

Veja

© Copyright 2000-2024. Marista Brasil. Todos os direitos reservados.