Conheça a Conexão XXI

Conexão 21 é a nova disciplina que integra o currículo dos nossos estudantes do Ensino Fundamental – Anos Finais. O objetivo é desenvolver as competências e habilidades do século 21, necessárias para a formação acadêmica dos jovens.

Segundo o professor Augusto Cesar Ribeiro, a disciplina é trabalhada na perspectiva de um espaço maker, onde os alunos debatem assuntos ligados à sua vida individual e em sociedade e trabalham com jogos, leitura de textos, debates, dinâmicas, jogos cooperativos e outras metodologias dependendo do assunto a ser abordado.

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) apresenta pelo menos dez competências gerais que se constituem em propósito final de tudo que os estudantes irão vivenciar, aprender e desenvolver da Educação Infantil até o Ensino Médio. Ou seja, as escolas continuam tendo a missão de assegurar a aprendizagem dos alunos nos componentes curriculares tradicionais, mas também devem ampliar a capacidade de lidar com pensamento crítico, criatividade, sensibilidade cultural, diversidade, comunicação, tecnologias e cultura digital, projeto de vida, argumentação, autoconhecimento, autocuidado, emoções, empatia, colaboração, autonomia, ética, diversidade, responsabilidade, consciência socioambiental e cidadania, entre outros aspectos importantes para a vida no século 21.

“Na nossa sociedade atual muitas mudanças estão ocorrendo no mercado de trabalho, na relação entre as pessoas na cultura. Essas mudanças só serão efetivas e produtivas se nossos alunos souberem como lidar com elas e até mesmo propô-las”, salienta Augusto.

Como exemplo dessa nova disciplina, temos o letramento digital, oferecido pela Tecnologia Educacional em parceria com professores, aos estudantes do 6º e 7º ano. Nas aulas, eles aprendem a usar as ferramentas tecnológicas que auxiliam na vida escolar (pesquisa na internet, e-mail, plataforma Blackboard, ferramentas da Microsoft, etc).