Do 2º ao 5º ano do nosso Ensino Fundamental, as turmas têm a tarefa de desenvolver seu Projeto de Intervenção Social (PIS), que é constituído a partir de uma situação de aprendizagem que potencializa vivências significativas de protagonismos compartilhados, promotores do bem comum, que favorece a construção de projetos de vida de todos os envolvidos na busca de alternativas para superar a degradação do meio ambiente e os prejuízos que essa situação traz ao planeta, em especial, ao nosso estado.
Refletindo sobre a escassez da água, uma das maiores preocupações da humanidade hoje, uma das turmas do 3º ano desenvolveu seu PIS com o objetivo de entender melhor a degradação do meio ambiente e a consequente falta de água no Distrito Federal e propor soluções.
Pensando na reestruturação de parte da natureza agredida, uma das etapas realizada pelos estudantes foi a distribuição de sementes e mudas de arbustos para as famílias durante o Encontro Literário desse ano.
O trabalho continua e o intuito é que os alunos transponham os muros da escola, compartilhem os conhecimentos sobre a preservação da água e do meio ambiente em geral e, a partir de uma postura crítica, proponham à comunidade que os cerca mudanças de atitudes cotidianas e medidas para a valorização dos recursos naturais.