de Ariano Suassuna
Trabalhar a linguagem em situação de ensino não é ensinar as palavras, mas seus significados culturais e sociais. Nesse sentido, trabalhar gêneros textuais em sala de aula é uma excelente oportunidade de lidar com a língua nos seus mais diversos usos, pois a comunicação também se realiza por intermédio dos textos, possibilitando ao educando a oportunidade de produzir e compreendê-los de maneira adequada a cada situação de interação comunicativa.
Partindo desse pressuposto, os alunos do 8.º ano trabalharam com a obra de Ariano Suassuna, que constitui verdadeiro monumento da nossa moderna dramaturgia, produzindo cordéis com temas relativos à obra nas aulas de Filosofia, retrataram as casinhas simples da vila, ensaios para apresentação de alguns capítulos, nas aulas de Língua Portuguesa, e o vocabulário nordestino, usando a tecnologia QR code. Com isso, compreenderam que os textos são produzidos diariamente em todos os momentos de comunicação.
Ler é ir além dos livros.
Participaram da elaboração do trabalho:
Professora Sandra Regina (Especialista em produção textual e análise linguística), docente do Fundamental II
Professora Maria Telma Paiva (Especialista em leitura e produção de texto), docente do Fundamental II
Professora Ana Bárbara Nascimento (Doutoranda em Aprendizagem e Ensino, Mestre em Educação), docente do Fundamental II e Ensino Médio
- Acompanhe-nos também pelas redes sociais e confira as fotos.
- Facebook: fb.com/colegiomaristinha
- Instagram: @maristaasasul