Atividade diferenciada em sala de aula

O professor de Matemática Cleiton Rodrigues conduziu uma proposta diferenciada, na Sala Interativa, com uma turma do 1º ano, utilizando metodologias ativas. Proveu a investigação entre os estudantes com trabalho em grupos e diferentes níveis de aprendizagem. Cada estação foi organizada com objetivos distintos, previamente estabelecidos pelo professor, que utilizou, para isso, recursos variados, tais como: formulário Google, pesquisa na internet, vídeos da Khan Academy e formulários impressos.
Durante a proposta, o docente notou interesse motivacional e ação colaborativa dos estudantes, que permaneceram envolvidos e comprometidos em alcançar os objetivos propostos. Essa ação, com orientações em grupo e individuais, suscitou a construção do conhecimento entre os alunos, uma vez que eles, ao ir além das situações propostas, alavancaram o processo de ensino-aprendizagem. Para finalizar essa metodologia, o professor realizou uma pesquisa on-line com os alunos, para feedback da atividade; inseriu exercícios desafiadores na Blackboard e indicou links de pesquisa introduzindo o próximo assunto a ser abordado em sala de aula.
A proposta foi desafiadora não só para o professor, que mediou a aprendizagem, como para os alunos, que estavam motivados, envolvidos e instigados a participar.

Feedback dos alunos:
“Todos do grupo estavam se ajudando para responder as questões e os que entenderam melhor o conteúdo ajudaram os que não haviam entendido”
“Achei muito bom e muito produtivo, pois aprendemos em grupo e ajudamos nossos amigos com aquilo que a gente sabe.”
“Achei uma maneira diferente e empolgante de aprender, teve um maior rendimento.”
“No mínimo, interessante. Se aprende muito mais ensinando do que estudando só. Achei bem mais eficiente.”

Portal 2017 (1)